sexta-feira, 30 de março de 2007

Protesto Contra o Encerramento de Serviços Terminou no Governo Civil da Guarda

fotosearch.comAAAClipart.com
"Jornal «A GUARDA» - Edição de 29-03-2007"
SECÇÃO: Geral
Habitantes de Pinhel manifestaram-se na Guarda

Eu ProtestoProtesto contra o encerramento de serviços


Jornal «A GUARDA»Cerca de 500 habitantes, autarcas e políticos de Pinhel manifestaram-se na sexta-feira, 23 de Março, na cidade da Guarda, pela defesa da manutenção de vários serviços da administração pública no concelho.


Habitantes e autarcas de Pinhel

“reclamaram” contra o Governo

O protesto realizado sob o slogan “Contra o encerramento do Interior!” foi decidido pelos líderes locais do PSD, PS e PCP, após uma deliberação tomada por unanimidade na última reunião da Assembleia Municipal de Pinhel.

A manifestação teve início pelas 13h 30m com uma concentração em Pinhel, no Largo dos Combatentes da Grande Guerra. Depois, os participantes seguiram em marcha lenta em direcção à Guarda, por dois itinerários distintos: mais de 300 viaturas fizeram o percurso por Almeida e pela auto-estrada A25 e cerca de 40 tractores agrícolas dirigiram-se para a capital de Distrito pela Estrada Nacional 221.

Os habitantes de Pinhel chegaram à Guarda pelas 16h 30m, tendo estacionado as viaturas no recinto onde se realiza o mercado ao ar livre, percorrendo depois a pé o trajecto entre aquele local e o Governo Civil, com passagem pela Rua 31 de Janeiro, Praça Velha, Rua do Comércio e Rua Alves Roçadas, tendo chegado ao Governo Civil pelas 18 horas, local onde permaneceram até cerca das 18h 45m.

O protesto foi organizado em defesa da continuidade do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no centro de saúde local, manutenção da Zona Agrária, dos postos da GNR de Pínzio e de Freixedas e do Tribunal local.

Aliás, as várias reivindicações eram exibidas em grandes cartazes onde se lia “Não ao encerramento” da Zona Agrária, da GNR, dos Tribunais, dos SAP`s e surgia a pergunta: “O que será de nós?”.

Presidente da Câmara promete continuar com a luta


A desmobilização só aconteceu após uma comissão de autarcas e representantes dos partidos políticos ter sido recebida pela Governadora Civil da Guarda, Maria do Carmo Borges, a quem entregaram um memorando com as suas reivindicações relacionadas com saúde, agricultura, justiça e segurança.

No final, o presidente da Câmara de Pinhel, António Ruas, garantia que a comissão ficou satisfeita com a forma como foi recebida pela Governadora Civil, prometendo novas formas de luta “se não houver soluções a curto ou médio prazo”. “Eventualmente poderá haver formas de protesto mais duras, mas nunca iremos para a violência nem para cortes de estradas”, garantiu o autarca.

No momento em que falava aos manifestantes, António Ruas disse que a Governadora Civil “não pode decidir absolutamente nada mas, manifestou o seu empenho para levar os nossos protestos junto das tutelas”.

“À partida já sabíamos que a Governadora Civil não tem soluções imediatas, mas fiquei satisfeito com a forma como nos recebeu”, salientou.

Ernesto Casimiro, residente em Vascoveiro, participou na concentração porque “não quero que feche nada no meu concelho”. “Não quero ir à Guarda nem a Figueira de Castelo Rodrigo. As coisas devem ficar como estão”, disse ao Jornal A Guarda.

Por seu lado Virgínia Monteiro, moradora nas Freixedas, deixou claro que a manifestação “é o primeiro aviso que a gente lhe está a fazer [ao Primeiro Ministro]”. “É uma injustiça retiraram-nos a GNR, porque existe desde 1927 e precisamos dela. Quanto às urgências, há muito pessoal idoso e não tem grandes meios para se deslocar para a Guarda. Tudo nos faz muita falta porque muitas pessoas não têm como se deslocar para aqui”, justificou.

Já Maria Canotilho, residente em Pinhel, justificou a sua presença na manifestação “para lutar pelos nossos direitos, porque querem-nos tirar tudo e nós não deixamos”.

Ao protesto também se associaram autarcas e alguns habitantes dos concelhos vizinhos de Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida, que registam os mesmos problemas de Pinhel.
Reproduzido com a devida autorização

quinta-feira, 29 de março de 2007

Apontamento Fotográfico

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 22-03-2007"
SECÇÃO: Apontamento fotográfico

apontamento... fotográfico
apontamento... fotográfico

A Casa do Benfica da Guarda tem novas instalações. Nos últimos meses funcionou num espaço provisório, na Rua Dr. Francisco dos Prazeres, mas, recentemente, mudou para o Largo do Mercado Municipal. A Casa dos sócios da equipa encarnada funciona agora em excelentes condições mas, poucos dias depois de ter ocupado o novo espaço, foi alvo da acção dos amigos do alheio. Um episódio que é, sempre, de lamentar.
Reproduzido com a devida autorização

domingo, 25 de março de 2007

Câmara do Sabugal Organiza Torneio de Futsal Inter-Freguesias

charges.com.br
tinhos.comtinhos.com


tinhos.comtinhos.comtinhos.com
"Jornal «A GUARDA» - Edição de 15-03-2007"
SECÇÃO: Desporto
gifsgratis.com.brDe Abril a Julho, no concelho do Sabugal Câmara organiza Torneio de Futsal Inter-Freguesias.


De Abril a Julho, a Câmara do Sabugal promove mais uma edição do Torneio de Futsal Inter-Freguesias do Concelho do Sabugal. A iniciativa tem registado uma forte participação e “disputa” desportiva que acima de tudo fomentou a prática desportiva da modalidade, bem como a inter-movimentação concelhia.

A pensar na expansão do evento a Câmara Municipal do Sabugal, tem estabelecido parcerias com os intervenientes, numa união de esforços e meios para promoção e desenvolvimento do Desporto no Concelho e em particular da modalidade de Futsal.

De acordo com a autarquia “a opção estratégica pela modalidade de Futsal, tem por base o acelerado crescimento desta modalidade, a sua rápida evolução técnica e o aumento progressivo do número de praticantes no País, bem como a dinamização do 5º Torneio de Futsal Inter-Freguesias do Concelho do Sabugal”.

Esta iniciativa insere-se no quadro de investimento estratégico da Câmara Municipal em prol do Desporto e do desenvolvimento do mesmo, visando essencialmente dotar o Concelho de uma competição anual, com carácter regular e de elevada competitividade, servindo de referência e de incentivo para os jovens do Concelho, para a prática desportiva.

A edição deste ano deverá ocorrer de Abril a Junho/Julho, nas várias localidades que se inscreveram. Participam no torneio as equipas:

ACDS Soito (Associação Cultural e Desportiva);
Aldeia da Ponte (Associação Juventude Pontense);
Aldeia de Stº António (Centro Desportivo, Cultural da Freguesia de Ald. Stº António);
Aldeia do Bispo (Associação Cultural e Desportiva);
Aldeia Velha (Junta de Freguesia); Alfaiates (Centro Cultural e Recreativo);
Bismula (Associação Pró Desenvolvimento);
Bombeiros do Soito (Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários);
Escuteiros do Soito (Corpo Nacional de Escutas);
Fóios (Grupo Cultural e Desportivo);

Malcata (Associação Cultural e Desportiva);
Nave (Centro Recreativo e de Acção Cultural);
Penalobo (Centro Recreativo e Cultural);
Quintas S. Bartolomeu (Junta de Freguesia);
Rapoula do Côa ( ARCÔA - Ass. Recreativa e Cultural);
Rendo (Junta de Freguesia);
Sabugal (Transcudânia);
Santo Estêvão (Ass. Cultural, Recreativa, Desportiva);
Seixo do Côa (Associação Desportiva do Seixo do Côa);
Sortelha (Núcleo Cultural e Desportivo);
Trigais (Ass. Cultural dos Amigos dos Trigais);
Unidos da Bola (Ruvina / Vale das Éguas / Ruivós / Valongo);
Vila Boa (Associação de Acção Social, Cultural);
Vilar Maior (Santa Casa da Misericórdia).
Reproduzido com a devida autorização
Informação Adicional:Sabugal - Wikipédia.org
Site oficial do Sabugal: 5º Torneio de Futsal



Blog "Capeia Arraiana": Câmara do Sabugal organiza Torneio de Futsal

quinta-feira, 22 de março de 2007

Apontamento Fotográfico

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 15-01-2007"
SECÇÃO: Apontamento fotográfico
D. Sancho I, 1º Lírico Português freefever.com

apontamento... fotográfico

apontamento... fotográficoO local onde está a placa de homenagem a D. Sancho I, no Centro Histórico da Guarda, já necessitava de outra dignidade. A parede onde se encontra a lápide de mármore, que recorda ao visitante que D. Sancho I foi Fundador da Guarda e Primeiro Lírico Português, está rodeada de musgo e vegetação, sinais de abandono e desleixo que não dão a melhor imagem da cidade. Sendo aquele local de tributo ao Fundador, era de esperar esmerada atenção por parte das entidades competentes.
Reproduzido com a devida autorização
Informação Adicional:
Blog "DIARIO DE BORDO": Cantiga de amigo (Texto Arcaico)

Colégio de São Bento do Rio de JaneiroSite "Colégio de São Bento do Rio de Janeiro":
Cantigas Medievais (Texto Actual)

domingo, 11 de março de 2007

Câmara do Sabugal Contrai Empréstimo Para Fazer Obras

Jornal «A GUARDA» - Ampliar
"Jornal «A GUARDA» - Edição de 08-03-2007"
SECÇÃO: Geral

1ª Página
Um milhão e 200 mil euros pelo prazo de 20 anos
Jornal «A GUARDA» - 1ª Página Jornal «A GUARDA»
No Sabugal, a Câmara vai contrair um empréstimo superior a um milhão de euros
Sabugal

A Câmara Municipal do Sabugal deliberou contrair um empréstimo bancário no valor de 1 milhão e 200 mil euros para concretizar onze investimentos relacionados com redes de água e saneamento e acessibilidades.


Na reunião camarária do dia 9 de Fevereiro, o executivo municipal, presidido por Manuel Rito, aprovou por unanimidade a minuta do contrato de empréstimo a celebrar entre a autarquia e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Região do Fundão e Sabugal.

O empréstimo que tem um prazo de 20 anos é destinado aos seguintes investimentos: rede de água e saneamento de Batocas (54.180,00 euros), rede de água e saneamento de Badamalos (80.745,00), rede de água e saneamento de Lomba (60.942,00), rede de água e saneamento de Montenovo (87.759,00), rede de água e saneamento de Lameiras (90.300,00), rede de água e saneamento de Ozendo (126.758,00), rede de água e saneamento de Ruivós (79.634,00), rede de água e saneamento de Quarta-Feira (65.394,00), rede de água e saneamento de Vale das Éguas (65.186,00), rede de água e saneamento de Abitureira (42.000,00) e estrada de ligação à auto-estrada A23, no valor de 447.102,00 euros.

O Jornal A Guarda tentou obter mais esclarecimentos, sobre o empréstimo bancário, junto do presidente da Câmara Municipal do Sabugal, mas não foi possível contactar Manuel Rito.


Habitações sociais podem acolher Pólo de Formação Profissional

Na mesma reunião do executivo, a Câmara do Sabugal decidiu adaptar 27 habitações sociais da cidade a Pólo de Formação Profissional, em vez de optar pela sua venda.

No encontro, o presidente da autarquia, Manuel Rito, deu a conhecer que a Câmara já tinha tomado posse das habitações sociais e que estavam a ser objecto de obras de reparação e de conservação.

O autarca revelou ainda que abordou com a Universidade da Beira Interior e a AFTEBI – Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior, a possibilidade de ser feita uma parceria “para instalação de um pólo de Formação Profissional de nível 4”.

A confirmar-se a parceria, o autarca disse que a Câmara Municipal disponibilizaria as habitações sociais para as instalações desse Pólo de Formação, “em que as casas seriam utilizadas como sala de aulas e residência de estudante, e as garagens como oficinas”.

Na ocasião, o vereador António Robalo propôs também a eventualidade da autarquia protocolar a cedência daquele espaço “para os Cursos Técnico-Profissionais de nível 3 a decorrer na Escola Secundária do Sabugal”.
Reproduzido com a devida autorização

Apontamento Fotográfico

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 08-03-2007"
SECÇÃO: Apontamento fotográfico

apontamento... fotográfico

apontamento... fotográficoQuando tanto se fala nas potencialidades turísticas da região, há autarquias empenhadas em preservar a identidade e o património. Um pouco por todo o lado vão aparecendo sinais que falam da preocupação de proporcionar melhor qualidade de vida aos residentes, ao mesmo tempo que procuram atrair novos visitantes.
No Sabugal, por exemplo, este pequeno chafariz tem merecido a atenção de muitos forasteiros. Às vezes, é importante saber apostar nas coisas simples, mas atractivas.
Reproduzido com a devida autorização

domingo, 4 de março de 2007

Programa Diversificado Assinala Feriado Municipal

Ver Mapa administrativo do Município de Manteigas
"Jornal «A GUARDA» - Edição de 01-03-2007"Yatoula.com
SECÇÃO:
Geral
Yatoula.comYatoula.com
ManteigasYatoula.com

A Câmara Municipal de Manteigas vai comemorar o Feriado Municipal de Manteigas, no dia 4 de Março, com um conjunto de actividades culturais e desportivas, que principiam no dia 2 e terminam no dia 10.FreeFever.com
O programa começa no dia 2 de Março pelas 21.30 horas, no Auditório do Centro Cívico, com a exibição do filme/documentário “Ainda há pastores?” do realizador Jorge Pelicano.

No dia 3, sábado, às 16.00 horas será inaugurada a exposição “Tesouros do Passado”, que ficará patente ao público até 31 de Março, no Arquivo Municipal, e pelas 21.30 horas terá lugar, no Auditório do Centro Cívico, um espectáculo musical com o Grupo “Tetvocal”.
No dia 4 de Março, dia do Feriado Municipal, o programa começa pelas 8.45 horas com o içar da bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Manteigas. Às 9.00 horas começa a XXV edição da prova desportiva 12 kms Manteigas – Penhas Douradas. Para as 11.00 horas está prevista a cerimónia de inauguração do novo espaço da Associação dos Reformados de Manteigas (no lugar do Valazedo). Às 15.00 horas terá lugar a entrega de prémios da XXV edição 12kms Manteigas – Penhas Douradas (edifício dos Paços do Concelho), uma hora depois decorre a inauguração do Bairro Social do Outeiro e para as 18.00 horas está agendada a cerimónia do arrear das bandeiras (edifício dos Paços do Concelho).

O programa comemorativo do Feriado Municipal de Manteigas termina no dia 10 de Março com a apresentação do DVD do espectáculo “Vi(r)ver a Música”, pelas 21.30 horas no Auditório do Centro Cívico da vila.
Reproduzido com a devida autorização
Ver Fotos Em:
Olhares.com: fotografia on-lineVila de Manteigas...(Vista diurna)





Fotos - IvoGomes.comGaleria de Fotos: Manteigas



Projecto VercialFotos de Portugal: Manteigas



Ver Mais Sobre Manteigas: Manteigas - Wikipédia

Watermill ("Moinho De Água") 3D Screensaver:
Download em 3Planesoft.com

Apontamento Fotográfico

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 01-03-2007"
SECÇÃO: Apontamento fotográfico

apontamento... fotográfico
Rua do Comércio

Desde há alguns meses que a Rua do Comércio, na Guarda, está proibida ao trânsito automóvel. A medida não agradou a todas as pessoas, mas até parece sensata uma vez que permite a livre circulação dos peões, numa zona nobre da cidade. Para evitar abusos de automobilistas menos escrupulosos, a entrada da rua foi ocupada por floreiras mas, de um momento para o outro, mudaram de sítio tendo sido substituídas por grades da protecção civil. Mal por mal, as floreiras sempre davam um ar mais interessante ao local.
Reproduzido com a devida autorização