quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Prioridade aos Centros de Dia

"Jornal «TERRAS DA BEIRA» - Edição de 21-11-1996"
SECÇÃO: Guarda


Socialistas visitam freguesias do concelho do Sabugal

Guarda

A necessidade da construção de centros de dia continua a ser uma das prioridades das freguesias do concelho do Sabugal. Disto mesmo se deu conta o secretariado da Federação Distrital do PS/Guarda na visita que efectuaram no passado sábado a algumas freguesias daquele concelho, onde a desertificação tem vindo a crescer. Para Armando Reis, coordenador da federação, há que inverter esta marcha e para isso, salienta, será necessário «apoiar o actual tecido económico e apostar em novas indústrias».

Penalobo foi a primeira freguesia a receber a reduzida comitiva, marcada pela ausência dos deputados socialistas Victor Moura e Carlos Santos, embora este último tivesse vindo a juntar-se ao grupo mais tarde, já na Bendada. Foi logo em Penalobo que a necessidade de construção de um centro de dia foi se tem vindo a sentir, como salientou o presidente da Junta de Freguesia, Raúl Cunha. Goradas as tentativas de conseguir com que a Comissão Fabriqueira cedesse um terreno, a alternativa passa agora pela recuperação de uma casa. A par desta necessidade, a freguesia reivindica apoio para concluir as obras na charca, tendo em vista o abastecimento de água ao domicílio, regadio e também para actividades de lazer.

Conhecidas que estavam as necessidades de Penalobo, a comitiva seguiu em direcção a Águas Belas, freguesia onde o presidente da Junta tinha pronta uma carta dirigida ao governador civil, Fernando Lopes, dando conta das carências da população, entre as quais a construção de um centro de dia e a recuperação da casa paroquial. Dada a ausência do representante do governo no distrito, Armando Reis garantiu que lhe faria chegar essas preocupações.

E foi por causa das notórias ausências de responsáveis de diversos organismos nas actividades desenvolvidas pelo Centro de Convívio Cultural e Desportivo de Quarta-feira, que João Reis, presidente daquela colectividade, não deixou de tecer críticas, apesar dos apoios sempre prestados. Os socialistas ouviram e salientaram que nem sempre é possível marcar presença nas actividades que se vão desenvolvendo um pouco por todo o distrito.

Sortelha viria a ser a etapa seguinte da visita, freguesia onde os elementos da comitiva recuperaram forças para seguirem depois para a Bendada, Rebelhos, Casteleiro e Moita. Mas antes do repasto num restaurante da aldeira histórica, Joaquim Silva, presidente da direcção da Liga dos Amigos de Sortelha (LAS), encaminharia os visitantes para a sede desta colectividade. Um edifício antigo cujas obras de recuperação financiadas pela Câmara do Sabugal orçaram em cerca de 34 mil contos. Futuramente, para além de albergar a sede da associação, será instalado o posto de turismo local. A colectividade, que conta com cerca de 300 associados, candidatou-se, no ínicio deste ano, ao Programa de Recuperação das Aldeias Históricas com vista à obtenção de uma comparticipação para a criação do posto de turismo, aquisição de equipamento e «dinamização sócio-económica e promoção».

Mas só que até hoje ainda não houve qualquer resposta. Uma situação que tem preocupado os responsáveis pela LAS e por isso Joaquim Silva não quis deixar passar a oportunidade para solicitar aos socialistas para contribuirem, na medida do possível, para a resolução destas necessidades. Armando Reis, salientou no entanto que muitos dos problemas levantados na visita ao concelho do Sabugal deverão ser colocados aos responsáveis pelos diversos organismos, embora tenha deixado a garantia de que o governador civil viria a ficar a par das situações. Uma resposta que viria a ser sucessivamente repetida nas restantes localidades visitadas.

Uma nova deslocação do secretariado da federação está já marcada. A comitiva deslocar-se-á no dia 14 de Dezembro ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Manteigas será em Janeiro e no mês seguinte o secretariado visita Vila Nova de Foz Côa.

Gustavo Brás
Reproduzido com a devida autorização

Sem comentários: