terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Donkervoort D8 GT, o "Lotus Seven" Com Capota Rígida

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"Revista «WebMotors» Edição de 22-01-2007"
SECÇÃO: Tuning


Tuning
Donkervoort D8 GT
Herdeiro do Lotus Seven ganha versão fechada na Holanda

Donkervoort D8 GT












O Lotus Seven foi um carro tão marcante que, mesmo após seu desaparecimento, muitos fabricantes copiaram sua formula e fazem sucesso até hoje. Também, pudera: a receita de sucesso dessa criação de Colin Chapman era um motor leve, mas potente, casado com um carro igualmente leve. O resultado era uma máquina de dirigir. Pois um desses fabricantes, a holandesa Donkervoort, resolveu inovar a receita, criando um modelo fechado de seu “Lotus Seven”, o D8. Isso depois de 30 anos de produção da versão roadster.

E por que mexer em time vencedor, depois de tanto tempo vivendo bem com o trivial? Simples: até fabricantes muito mais tradicionais e conhecidos, como a britânica Morgan, estão adotando versões fechadas de seus automóveis, como o Aeromax (leia mais sobre esse fantástico automóvel aqui). Sinal dos tempos: talvez os verões cada vez mais fortes na Europa estejam fazendo as pessoas optarem por um pouco mais de proteção do que a que os conversíveis comuns, com capota de lona, oferecem.

Batizado de GT, o carro só será mostrado oficialmente no próximo Salão de Genebra, em março deste ano, mas boa parte dos detalhes interessantes já foi divulgada. Os motores, por exemplo, serão de origem Audi, 1,8-litro turbinados, com 180 cv, 210 cv e 270 cv, semelhantes aos vistos no Brasil equipando o A3 e o TT. Se fosse importado ao país (de forma independente), sua manutenção seria das mais tranqüilas.

O chassi do novo carro é o mesmo usado no D8 aberto, mas com algumas modificações. A suspensão dianteira, por exemplo, foi completamente modificada, enquanto a traseira teve de ser adaptada às rodas de aro 17”. Para que a condução fosse mais suave, as bitolas foram ampliadas em 8 cm na dianteira e em 4 cm na traseira.

Amortecedores especiais, com ajuste hidráulico automático de altura, além de regulagem manual de dureza, fazem par com um chassi mais rígido, o que se explica por ele ser fechado tanto em cima, com a capota rígida, quanto embaixo, com uma placa de fibra de carbono, para gerar efeito solo e mais velocidade em curvas. Isso torna a fórmula vencedora do carro ainda mais perfeita, já que o D8 GT também tem menos arrasto aerodinâmico, o que o torna mais rápido. A fábrica ressalta ainda a maior segurança proporcionada pela cabine fechada.

Com o mesmo entreeixos do D8, o GT é 30 cm maior devido a mudanças aerodinâmicas, como a frente 8 cm maior e a traseira 22 cm ampliada. Mesmo assim, o uso intensivo de fibra de carbono deixará o cupê apenas 20 kg mais pesado que o roadster. O teto, por exemplo, tem duas camadas de fibra de carbono, com uma gaiola de proteção entre elas. As janelas, por sua vez, são de policarbonato (mais leves que o vidro, mas mais sujeitas a arranhões), com desembaçador traseiro.

Isso dá um peso máximo de 650 kg (pode ser menor) e, na versão mais nervosa do carro, com 270 cv, uma relação peso/potência de 2,4 kg/cv. Para entender o que isso representa, basta dizer que o BMW M5, um dos carros mais bravos do mercado, tem 507 cv, mas 1.755 kg, o que dá uma relação peso/potência de 3,5 kg/cv. Mesmo a Ferrari, com o F430 Modena, não fica em situação muito melhor: o V8 desta macchina gera 490 cv, com um peso total de 1.450 kg. Com isso, a relação peso/potência bate nos 3 kg/cv, ou 0,6 kg a mais que no Donkervoort D8 GT.

A empresa (cujo site oficial é www.donkervoort.nl) planeja fabricar apenas 50 unidades por ano deste carro. O preço, considerando a exclusividade da produção, os materiais empregados e a diversão que o carro deve proporcionar aos apreciadores de esportivos puros, deve ficar na casa dos 100 mil euros (algo em torno de R$ 300 mil). Sem impostos incluídos, ou seja, a brincadeira deve sair bem mais cara que isso.

Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação

Reproduzido com a devida autorização
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Donkervoort's D8 GT track toy: The ultimate Seven?

Donkervoort D8 GT - Hard Top Lotus Seven Replica with 1.8T Power ("Photo Gallery")

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