Viaturas Inteligentes Vão Dominar Estradas em 2030
Ciência e Tecnologia
Os primeiros protótipos destes veículos robotizados, capazes de reagir ao seu ambiente, serão testados em Novembro, no âmbito de um concurso organizado pela DARPA (US Defense Advanced Research Projects Agency), agência de investigação do Pentágono, que esteve na origem de vários avanços científicos importantes como a criação da Internet.
«O desafio tecnológico é programar a viatura para que ela possa não apenas reagir ao seu ambiente mas compreendê-lo e ser capaz de o antecipar um problema muito complicado», explicou à imprensa, Sebastian Thrun, professor de informática na universidade de Stanford, na Califórnia, no âmbito da conferencia anual da Associação Norte- Americana para a promoção da ciência (AAAS).
«Conduzir é 99% fácil, mas o 1% que resta é extremamente complexo de dominar», acrescentou.
O investigador faz parte da equipa de Stanford que participa no concurso da DARPA com um protótipo baptizado como «Junior», um Volkswagen Passat cuja direcção, o acelerador e os travões foram modificados para ser inteiramente controlados por computador.
O «Junior» está também equipado com um laser nos seus pára-choques, com um radar e com um GPS, o sistema de navegação por satélite.
Segundo Sebastian Thrun, os avanços da inteligência artificial devem permitir produzir em massa automóveis capazes de se conduzir sozinhos até 2030.
«Hoje os veículos são capazes de conduzir cerca de 150 quilómetros sem qualquer intervenção humana, até 2010 esta distância deverá atingir os 1.500 quilómetros e os 1,5 milhões de quilómetros até 2020», previu a mesma fonte.
«Dez anos mais tarde essas viaturas vão dominar todas as estradas e vão ultrapassar largamente os humanos nas capacidades de conduzir», segundo o cientista norte-americano.
Diário Digital / Lusa“Reproduzido com a devida autorização”
Artigo Semelhante:
Sem comentários:
Enviar um comentário