Castelo do Sabugal Vai Acolher Exposição Histórico-Militar
"Jornal «A GUARDA» - Edição de 29-03-2007"
SECÇÃO: Geral
1ª Página
É a nova aposta da Câmara para atrair ainda mais turistas ao concelho
Sabugal
A Câmara Municipal do Sabugal pretende instalar uma exposição histórico-militar no interior do Castelo da cidade, com o objectivo de aumentar a oferta turística do concelho.
O presidente da Câmara, Manuel Rito, adiantou ao Jornal A Guarda que já existe um ante-projecto para a musealização do espaço e que foi pedida a colaboração do Museu Militar “que muito atenciosamente nos foi garantida”, adiantando que com vista à concretização deste objectivo, “já se deslocaram ao castelo responsáveis dessa entidade”.
“As coisas não andam é tão depressa como todos gostaríamos”, disse o autarca, acrescentando que a Câmara está a aguardar que os técnicos contactados “entreguem alguns elementos relativos a essa musealização”.
O projecto idealizado pela autarquia prevê, segundo o presidente da Câmara, que em todos os espaços cobertos do Castelo e nas zonas da alcáçova e descobertas, sejam criados “circuitos visitáveis, com armas e modos de vida desde o séc. XIII ao séc. XIX”.
“Haveria seis salas com esse tipo de espólio e haveria circuitos interpretativos no interior da alcáçova e nas alas laterais do Castelo, entre a alcáçova e a muralha”, disse em relação ao projecto planeado pela autarquia.
Ainda por aquilo que apurámos, será feito o aproveitamento das quatro torres do Castelo, onde serão criados espaços que darão uma perspectiva ao visitante sobre quatro períodos históricos diferentes, relacionados com o Sabugal e o seu Castelo: a fortificação de D. Dinis; as reformas de D. Manuel I; as guerras da Restauração e as Invasões Francesas. Está também em perspectiva a criação de um espaço lúdico ao ar livre com jogos militares.
A concretizar-se o projecto, como Manuel Rito espera, será uma mais valia para o concelho do Sabugal, contribuindo para a divulgação do património histórico e cultural do concelho. “A atractividade turística que reclamamos para o nosso interior também se faz com a recuperação do património histórico”, afirmou Manuel Rito ao Jornal A Guarda.
“O Castelo e o Museu [inaugurado em Junho de 2006] são apostas para podermos oferecer mais atractivos a quem nos visita”, concluiu. O Castelo do Sabugal foi intervencionado há cerca de um ano e meio. No seu interior foi instalado um auditório, da responsabilidade dos Monumentos Nacionais, e foram feitas obras relacionadas com a consolidação das paredes, limpeza da vegetação e colocação de pavimentos no interior da Torre de Menagem.
“Reproduzido com a devida autorização”
Sem comentários:
Enviar um comentário