terça-feira, 3 de abril de 2007

Marcha de Solidariedade Pelas Crianças de Moçambique Juntou 900 Alunos

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 29-03-2007"
SECÇÃO:
Actualidade
Jornal «A GUARDA»Escolas da Guarda associaram-se a iniciativa solidária
Jornal «A GUARDA»




Bispo da Guarda associou-se à marcha solidária que percorreu as ruas da Guarda






Cerca de 900 crianças e adolescentes de quatro escolas da cidade da Guarda (Santa Clara, São Miguel, Sequeira e Lameirinhas), associaram-se na quinta-feira, 22 de Março, à Marcha de Solidariedade pelas crianças de Moçambique, percorrendo a pé o trajecto entre a Praça Velha e a Escola C+S de São Miguel.


Para além da marcha, as crianças também angariam cerca de 4 mil euros que serão canalizados para o projecto “Escolinhas Comunitárias em Namaacha” – Moçambique, através dos Médicos do Mundo.

“Se com o nosso gesto de hoje e os patrocínios que totalizaram cerca de 4 mil euros conseguirmos melhorar a infância das crianças Moçambicanas, damo-nos por satisfeitos e com a sensação de ter contribuído para que todas as crianças possam desfrutar de direitos tão importantes como a saúde, a educação, a igualdade, a protecção”, disse ao jornal A Guarda a professora Olga Costa, da comissão promotora da iniciativa.

A mesma responsável recordou que na semana de 19 a 23 de Março, comemorou-se a nível Nacional a Semana da EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica e os professores desta disciplina da cidade da Guarda “não quiseram ficar indiferentes e hoje saíram à rua com os seus alunos, para assim denunciarem as injustiças sociais e a violação dos Direitos Humanos tanto em África, como aqui nas várias situações mais perto de todos nós”.

“Um professor de EMRC deve actuar não só como educador e professor mas também como testemunha e como profissional activo e estamos aqui, uma vez que temos consciência da nossa vocação e da nossa missão evangelizadora da Igreja na Escola, através do mandato do Senhor Bispo, o qual gratamente e prontamente decidiu apoiar a iniciativa da Marcha Solidária «Por Moçambique» e de nos acompanhar”, referiu.

“Agradecemos à Organização não governamental dos Médicos do Mundo o terem lançado esta Campanha que abraçamos desde Outubro / Novembro”, acrescentou, salientando que “o acesso a cuidados de saúde é um direito fundamental de todos nós e o facto de continuar a não ser garantido a milhares de pessoas justifica não só a acção dos Médicos do Mundo assim como a nossa Marcha de Solidariedade”.

Bispo da Guarda participou na iniciativa

O Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, que se juntou aos jovens referiu que a EMRC “visa transformar o ensino em boas práticas e esta é uma boa prática que permite cultivar a solidariedade, o combate à pobreza e o combate à exclusão”.

“Estou satisfeito pela forma como a mensagem foi comunicada porque atingiu as crianças e os jovens das escolas, os professores e os familiares”, salientou ao Jornal A Guarda. “Dou-lhe a importância de ser um envolvimento da escola com o próprio meio, a transmitir preocupações que devem estar presentes e a escola não deve alhear-se disso”, rematou.

Por sua vez Rosa Pereira, do departamento de comunicação dos Médicos do Mundo, explicou que o projecto solidário abrangeu várias escolas a nível nacional. “A corrida é simbólica, o objectivo é promover a solidariedade e explicar aos alunos a razão da solidariedade para com os meninos dos países pobres”, disse.

Adiantou que as corridas solidárias iniciaram-se no dia 1 de Março e prolongam-se até ao final do mês, envolvendo mais de 5 mil alunos a nível nacional.
Reproduzido com a devida autorização

Sem comentários: