domingo, 24 de junho de 2007

Antigas Instalações da Reserva da Malcata nas Mãos da Autarquia

Jornal «A GUARDA»
"Jornal «A GUARDA» - Edição de 14-06-2007"
SECÇÃO: Sabugal


Câmara do Sabugal comprou edifício
Jornal «A GUARDA»Antigas instalações da Reserva Natural da Serra da Malcata, no Sabugal

A Câmara Municipal do Sabugal, presidida por Manuel Rito, comprou recentemente o edifício onde esteve instalada a Reserva Natural da Serra da Malcata, no Largo de S. Tiago.

O imóvel de dois pisos, situado próximo dos edifícios dos Paços do Concelho e do Museu/Auditório Municipal, foi adquirido em hasta pública pelo valor de 70 mil euros.

Segundo Manuel Rito, o objectivo da Câmara Municipal é “recuperar o edifício e instalar ali alguns serviços que estão dispersos e a ocupar instalações arrendadas”.

O autarca deu o exemplo dos SMAS (Serviços Municipais de Água e Saneamento) que estão instalados num imóvel do Largo da Câmara, do qual a edilidade paga uma renda mensal.

Os serviços da Reserva Natural da Serra da Malta deixaram a vila do Sabugal há cerca de quatro anos e passaram a ocupar instalações na vila de Penamacor.

A Reserva Natural da Serra da Malcata foi criada pelo Decreto-Lei nº 294/81, de 16 de Outubro, tem uma superfície de 16.348 hectares, e o seu território abrange os concelhos de Sabugal (freguesias de Malcata, Quadrazais, Vale de Espinho e Foios) e Penamacor (freguesias de Penamacor, Meimoa e Meimão. A Serra da Malcata é uma das zonas de eleição para a preservação do lince-ibérico que está em vias de extinção.
Reproduzido com a devida autorização
------------------------------------------------//-------------------------------------------------
SECÇÃO: Sabugal
Missão no Líbano atrasa ligação à A23

Regimento de Engenharia de Espinho abre estrada a partir do Sabugal

As obras de abertura da estrada que vai ligar a cidade do Sabugal à auto-estrada A-23, na zona de Belmonte, vão parar no dia 30 de Junho, por decisão do Exército.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Manuel Rito, a estrada está a ser aberta desde Setembro de 2006, na zona de Penalobo, por militares do Regimento de Engenharia nº 3 de Espinho, mas o seu comandante informou a autarquia que para fazer face aos compromissos nacionais no Líbano, os trabalhos “serão interrompidos entre 30 de Junho”, estando previsto o reinício “após Julho de 2008”.

Com a anunciada paragem, o autarca do Sabugal, refere que a obra, que está a ser feita por fases pelos militares do Exército, conhecerá “alguns atrasos” face aos prazos iniciais. Tendo em conta este cenário, Manuel Rito admitiu ao Jornal A Guarda que “a Câmara tem que equacionar a realização da obra com outros meios”, sem especificar quais.

“O objectivo seria fazer a obra neste mandato, esperamos para ver se haverá verbas no 4º Quadro Comunitário de Apoio (QCA) para esse efeito”, admitiu, acrescentando que até ao momento já foram abertos cerca de 3,5 quilómetros de via.

Manuel Rito considera que a obra “é uma via estruturante e fundamental para o concelho do Sabugal”, pelo facto de ligar a cidade à auto-estrada A-23.

A nova estrada começa dois quilómetros antes de Vale Mourisco (a partir da estrada de lig0ação à Guarda), passa nas proximidades do Alto de Penalobo (onde terá uma variante à localidade), segue pela Quinta da Ribeira (freguesia da Bendada) até ao limite do concelho, terminando na zona de Maçainhas (concelho de Belmonte).
Reproduzido com a devida autorização
------------------------------------------------//-------------------------------------------------
SECÇÃO: Sabugal
Sabugal recebe Festa da Europa

Iniciativa será realizada pela primeira vez em Agosto

Na cidade do Sabugal vai decorrer, de 9 a 19 de Agosto, um Festival de Verão, no espírito do Oktoberfest (Festival da Cerveja Alemã), organizado pela empresa Bierfest S.L., em parceria com a Câmara Municipal e com a Associação de Desenvolvimento do Sabugal (ADES).

A iniciativa, denominada Festa da Europa, terá lugar no Parque Desportivo do Sabugal e, segundo os promotores, “pretende ser uma réplica da Festa da Cerveja de Munique, Alemanha, e de outras Festas Populares Europeias”.

Para receber o evento, a organização vai instalar junto do Parque Desportivo do Sabugal, uma tenda de 1.800 metros quadrados, com capacidade para 1.300 pessoas, onde terão lugar os espectáculos musicais e haverá animação para todas as idades.

“Vai ser uma festa única no Sabugal e uma festa para todas as famílias”, referiu Wolfgang Kramer da empresa Bierfest, na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, realizada no dia 5 de Junho, quarta-feira, na Câmara Municipal.

Tendo em conta que o Verão é uma data “de reencontro de muitos emigrantes e migrantes”, o Município do Sabugal aproveita a Festa da Europa para “promover o convívio de toda a população e para divulgar, junto dos potenciais visitantes, tanto a riqueza patrimonial e gastronómica do concelho, como as demais iniciativas das freguesias”.

Segundo o vice-presidente da autarquia, Manuel Corte, “além da tenda principal, vão ser disponibilizados mais dez stands para acolher as entidades e empresas interessadas em divulgar as suas actividades”.

Já o presidente da ADES, José Robalo, assinalou que a iniciativa “pode ser o nosso Festival de Verão”.

“Convidamos todos os sabugalenses, quer os residentes, quer os que estão lá fora, a aderir a este Festival, e os demais visitantes a participar neste evento, na convicção de que vai seu um grande sucesso”, referiu.
Reproduzido com a devida autorização

Sem comentários: