quinta-feira, 14 de junho de 2007

Fiat Panda Supera Desafio no Douro

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 31-05-2007"
SECÇÃO: Desporto

Organização do Clube Escape Livre

De Trancoso a Foz Côa, de S. João da Pesqueira á Régua, os 26 Fiat Panda demonstraram as suas capacidades todo terreno e levaram os seus proprietários a conhecer a história e a paisagem entre Côa e Douro, confirmando o seu carácter aventureiro.

A semana anterior á realização do Fiat Panda Cross Adventure, que o Clube Escape Livre organizou, conheceu condições climatéricas adversas com trovoadas muito fortes e chuva intensa que transformaram os caminhos escolhidos em verdadeiras picadas. Para Luis Celínio da organização “ foi preparado um passeio todo terreno que oferecia aos aventureiros da Fiat caminhos e trilhos dos mais variados, passagens a vau de cursos de água e subida de corta-fogos.

Os pequenos e ágeis Panda não só cumpriram o percurso como superaram o desafio de encontrar os trilhos deteriorados, com valas e pedras enormes, fruto das trovoadas desta semana.”

A etapa de sexta á noite, de Trancoso a Moreira de Rei, ainda recebeu a visita da chuva mas o Sábado amanheceu com Sol e o dia manteve-se assim permitindo um passeio admirável através do Vale do Côa, com visita às gravuras rupestres da Canada do Inferno e à Quinta da Ervamoira antes do almoço no restaurante Bruiço, em Foz Côa, verdadeira montra gastronómica da região.

À tarde a ligação entre o Pocinho e as ruínas do Prazo era a que aconselhava mais cuidados antes do corta-fogo da Srª do Viso que validou, se tal era necessário, as características de “trepador” dos Fiat Panda 4x4. Ao cair da tarde recepção no Centro histórico de S. João da Pesqueira e passagem na Quinta do Ventozelo para conhecer a Adega e apreciar uma vista deslumbrante sobre o Douro e o Pinhão.

No dia seguinte S. Pedro manteve a sua “participação” neste Fiat Panda Cross Adventure e apesar de um céu mais nublado não choveu e o sol apareceu mesmo permitindo que a subida do Rio Douro na embarcação Srª do Douro onde decorreu o almoço e actuou o grupo Prós & Contra fechasse em apoteose esta aventura.

Para o Director Geral da Fiat Auto Portuguesa, Filippo Rivanera, que integrou a caravana Panda “esta zona de Portugal, e eu falo como estrangeiro, reserva ao turista uma surpresa que em termos de paisagem e monumentos é fantástica. Este percurso proposto pelo Clube Escape Livre para o Fiat Panda Cross Adventure foi muito bem escolhido, para além de permitir sobressair as grandes capacidades técnicas e de fora de estrada do Panda Cross”.
Reproduzido com a devida autorização
------------------------------------------------//-------------------------------------------------
Passeio à Serra da Estrela em “2 CV”

Automobilismo

De 1 a 3 de Junho, terá lugar um passeio à Serra da Estrela promovido pelo “Guarda à Descoberta – 2 CV/ Dyane e Derivados”. O evento pretende promover e divulgar a região a nível gastronómico, cultural e paisagístico, bem como juntar amigos dos 2CV e derivados de Portugal e Espanha.

Guarda, Manteigas e Celorico da Beira são os concelhos que vão receber os participantes que são convidados a participar num concurso fotográfico que tem como tema “Natureza”, “Pormenor” e “A Guarda e os 2CV”. Nesta iniciativa, as senhoras são convidadas a plantar uma árvore de forma a colaborarem na reflorestação da Serra da Estrela.

No passeio são esperados mais de meia centena de veículos da marca Citroen, nomeadamente dos Clubes: Club de Mangualde; 2CV Club do Porto; Club 2Cv Salamanca; Club Nacional 2CV; Núcleo 2CV de Lisboa; Bicavalaria do Minho; Os Marafados (Algarve); 2CV Club Beja.

Esta iniciativa é organizada por António José Miguel, João Pedro Boreges, Rita Miguel, Paula Logrado, Pedro Afonso, Cláudia Mendes, Miguel Borges, Maria Falcão e Fernando Matos, e conta com a colaboração do Governo Civil da Guarda, Câmara Municipal de Manteigas, Câmara Municipal de Celorico da Beira, Juntas de Freguesia de Fernão Joanes, Linhares, Meios, Sé (Guarda), São Miguel (Guarda) e São Vicente (Guarda), Parque natural da Serra da Estrela, APGUR – Agência para a Promoção da Guarda e Associação Comercial da Guarda.
Reproduzido com a devida autorização
------------------------------------------------//-------------------------------------------------
Encontro de Parapente Juntou Mulheres de Todo o País
Grupo de participantes no Encontro do Parapente
Linhares da Beira

Linhares da Beira foi, durante dois dias, 19 e 20 de Maio, palco do Parapente Feminino. Tratou-se de uma acção enquadrada nas IV Jornadas Pedagógicas, organizadas pelo INATEL (Escola de Parapente - delegação da Guarda) e com apoio técnico da WIND, Câmara Municipal de Celorico da Beira e Junta de Freguesia de Linhares da Beira.


A adaptação da mulher ao parapente; as dificuldades e vantagens das mulheres na prática do voo; o papel das mulheres na competição; o parapente no feminino em Portugal, foram alguns dos temas abordados, durante o primeiro dia.

Os workshops, no Domingo, foram participados e divertidos, e o seu carácter pedagógico aliado à componente recreativa, criou uma maior dinâmica e interacção entre as participantes. A aula de Tai-Chi e Chi-Kung, escalada, técnicas de rappel, tiro com arco, jogo da malha, percursos de BTT, Lei aérea e espaço controlado, experiência de um voo em XC, preparação física e mental para o voo, finalizando com um peddy-papper, foram algumas das actividades realizadas.
Reproduzido com a devida autorização

Sem comentários: