quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Pacientes Exigem Reconhecimento Legal da Quiroprática

"Jornal «TERRAS DA BEIRA» - Edição de 13-04-2000"
SECÇÃO: Sociedade

Associação constituída na Guarda

António F. Alves Os pacientes da quiroprática querem que este tratamento seja reconhecido pelo Estado português, nomeadamente no âmbito da Segurança Social. Uma reivindicação que deverá ser «o cavalo de batalha» da Associação dos Pacientes da Quiroprática, recentemente constituída na Guarda. Dizem os sócios fundadores que o Estado deve dar a oportunidade aos cidadãos de escolherem outros meios de tratamento que não a medicina convencional.

Um grupo de utentes do consultório do quiroprático António Alves, situado no centro da Guarda, constituiu recentemente a Pro-Quiro - Associação dos Pacientes da Quiroprática. A associação, que conta já com cerca de 100 associados, oriundos de todo o país, tem como principal objectivo «lutar» pelo reconhecimento e regulamentação legal em Portugal da Quiroprática. Luis Silva Monteiro, elemento fundador da Associação, considera que o Estado deve dar a oportunidade aos cidadãos de escolherem outros meios de tratamento que não seja a medicina convencional. É que ao contrário do que sucede em alguns países, nos quais a Quiroprática é reconhecida, e Portugal os utentes deste tratamento não usufruem de qualquer benefício no âmbito da Segurança Social, nem o pagamento das consultas é deduzível no IRS. Na tentativa de ver concretizados os seus propósitos, a Associação pretende estabelecer contactos com os organismos congéneres existentes na Europa e apresentar o problema a todos os partidos com assento na Assembleia da República. No próximo dia 29 de Abril, no dia em que se realiza uma sessão pública sobre a Quiroprática, a Associação elege os seus corpos gerentes.

Os pacientes consideram justas as suas reivindicações, tanto mais pelo facto da Quiroprática ser exercida por pessoas com formação superior nesta área. É o caso de António Alves diplomado pela Life University da Georgia, nos Estados Unidos, o primeiro a estabelecer-se em Portugal. Natural de Penalobo, no concelho do Sabugal, António Alves é simultaneamente presidente da Associação Portuguesa de Quiropráticos, à qual estão associados os 14 especialistas a exercer esta actividade em Portugal. Abriu o consultório em 1986 e desde então tem sido procurado por pessoas de todo o país e vários países como Espanha, Luxemburgo, Suíça e França.

Coluna vertebral: a base do tratamento

A prática da Quiroprática baseia-se essencialmente na localização, análise e na correcção das subluxações da coluna vertebral. São alterações funcionais que comprometem a integridade neural e pode influenciar o funcionamento orgânico, a saúde e o bem estar de um indivíduo de uma maneira geral. Estas subluxações provocam a compressão, esticão ou torcimento do sistema, tendo como resultado o desalinhamento na coluna vertebral. O tratamento é feito através de ajustamentos que consistem em restaurar com suavidade a função particular afim de libertar o fluxo nervoso. António Alves compara o corpo humano a um computador, no qual cada uma das funções necessita de ser activada. A quiroprática, explica António Alves, é a única profissão de saúde que é uma ciência, uma arte e uma filosofia que utiliza os poderes naturais e inatos de recuperação do corpo humano, para restaurar e manter a saúde e bem estar dele próprio, sem a utilização de medicamentos ou cirurgia.

Na maior parte dos casos, o consultório deste quiroprático na Guarda é procurado por pessoas que sofrem de problemas de coluna, mas também é frequente atender pessoas com outras patologias. É que, como explica António Alves, os ajustamentos feitos à coluna eliminam as interferências do sistema nervoso. E quando as pessoas possuem um sistema nervoso livre e flexível, sentem-se mais capazes de enfrentar os desafios da vida, adaptam-se muito mais a crescer, curar e evoluir.

Este é, por exemplo, o caso de Margarida Santos. Desde muito nova começou a sentir problemas de coluna e depois de consultar alguns ortopedistas foi confrontada com a necessidade de se sujeitar a uma intervenção cirúrgica para pôr termo às fortes dores que sentia. Foi então que decidiu consultar António Alves e desde então, já lá vão 13 anos, nunca mais deixou de ser sua paciente. Para Margarida Santos, a quiroprática é muito mais do que tirar uma dor na coluna: «Era uma pessoa extremamente nervosa. Os tratamentos ajudaram-me bastante. Para mim a quiroprática é uma filosofia de vida. Ensinou-me a olhar a vida de maneira diferente».

Elisabete Gonçalves
Reproduzido com a devida autorização

Prioridade aos Centros de Dia

"Jornal «TERRAS DA BEIRA» - Edição de 21-11-1996"
SECÇÃO: Guarda


Socialistas visitam freguesias do concelho do Sabugal

Guarda

A necessidade da construção de centros de dia continua a ser uma das prioridades das freguesias do concelho do Sabugal. Disto mesmo se deu conta o secretariado da Federação Distrital do PS/Guarda na visita que efectuaram no passado sábado a algumas freguesias daquele concelho, onde a desertificação tem vindo a crescer. Para Armando Reis, coordenador da federação, há que inverter esta marcha e para isso, salienta, será necessário «apoiar o actual tecido económico e apostar em novas indústrias».

Penalobo foi a primeira freguesia a receber a reduzida comitiva, marcada pela ausência dos deputados socialistas Victor Moura e Carlos Santos, embora este último tivesse vindo a juntar-se ao grupo mais tarde, já na Bendada. Foi logo em Penalobo que a necessidade de construção de um centro de dia foi se tem vindo a sentir, como salientou o presidente da Junta de Freguesia, Raúl Cunha. Goradas as tentativas de conseguir com que a Comissão Fabriqueira cedesse um terreno, a alternativa passa agora pela recuperação de uma casa. A par desta necessidade, a freguesia reivindica apoio para concluir as obras na charca, tendo em vista o abastecimento de água ao domicílio, regadio e também para actividades de lazer.

Conhecidas que estavam as necessidades de Penalobo, a comitiva seguiu em direcção a Águas Belas, freguesia onde o presidente da Junta tinha pronta uma carta dirigida ao governador civil, Fernando Lopes, dando conta das carências da população, entre as quais a construção de um centro de dia e a recuperação da casa paroquial. Dada a ausência do representante do governo no distrito, Armando Reis garantiu que lhe faria chegar essas preocupações.

E foi por causa das notórias ausências de responsáveis de diversos organismos nas actividades desenvolvidas pelo Centro de Convívio Cultural e Desportivo de Quarta-feira, que João Reis, presidente daquela colectividade, não deixou de tecer críticas, apesar dos apoios sempre prestados. Os socialistas ouviram e salientaram que nem sempre é possível marcar presença nas actividades que se vão desenvolvendo um pouco por todo o distrito.

Sortelha viria a ser a etapa seguinte da visita, freguesia onde os elementos da comitiva recuperaram forças para seguirem depois para a Bendada, Rebelhos, Casteleiro e Moita. Mas antes do repasto num restaurante da aldeira histórica, Joaquim Silva, presidente da direcção da Liga dos Amigos de Sortelha (LAS), encaminharia os visitantes para a sede desta colectividade. Um edifício antigo cujas obras de recuperação financiadas pela Câmara do Sabugal orçaram em cerca de 34 mil contos. Futuramente, para além de albergar a sede da associação, será instalado o posto de turismo local. A colectividade, que conta com cerca de 300 associados, candidatou-se, no ínicio deste ano, ao Programa de Recuperação das Aldeias Históricas com vista à obtenção de uma comparticipação para a criação do posto de turismo, aquisição de equipamento e «dinamização sócio-económica e promoção».

Mas só que até hoje ainda não houve qualquer resposta. Uma situação que tem preocupado os responsáveis pela LAS e por isso Joaquim Silva não quis deixar passar a oportunidade para solicitar aos socialistas para contribuirem, na medida do possível, para a resolução destas necessidades. Armando Reis, salientou no entanto que muitos dos problemas levantados na visita ao concelho do Sabugal deverão ser colocados aos responsáveis pelos diversos organismos, embora tenha deixado a garantia de que o governador civil viria a ficar a par das situações. Uma resposta que viria a ser sucessivamente repetida nas restantes localidades visitadas.

Uma nova deslocação do secretariado da federação está já marcada. A comitiva deslocar-se-á no dia 14 de Dezembro ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Manteigas será em Janeiro e no mês seguinte o secretariado visita Vila Nova de Foz Côa.

Gustavo Brás
Reproduzido com a devida autorização

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Sapadores Florestais Plantam Carvalhos na Serra da Estrela

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 25-01-2007"
SECÇÃO: Regional





Sapadores Florestais vão colaborar

na campanha “Um milhão de
carvalhos para a Serra da Estrela”
Manteigas

A campanha da Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) denominada “Um Milhão de Carvalhos Para a Serra da Estrela” prossegue no dia 29 de Janeiro com a participação de dezenas de brigadas de sapadores florestais.

De acordo com a ASE, as brigadas que vão realizar acções de plantação, são oriundas das mais de 80 associações que fazem parte da Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP), às quais se juntam as brigadas protocoladas com o Parque Natural da Serra da Estrela, elementos da Câmara Municipal de Manteigas e a Junta de Freguesia de São Pedro.

As plantações de “Quercus pyrenaica”, “Bétula celtibérica” e “Sorbus aucupária”, irão decorrer sob a orientação da ASE, em zonas previamente estudadas, principalmente nas linhas de cabeceira do alto Zêzere, referem os organizadores.

“A FPFP que mobiliza para esta acção muitas das brigadas florestais das suas associadas, vai ainda instalar uma exposição itinerante, destinada a sensibilizar a comunidade escolar para a importância da floresta”, adiantou José Maria Saraiva, coordenador da campanha e vice-presidente da ASE.

O programa da jornada principia pelas 9 horas, altura em que as crianças da pré-primária de Manteigas farão a entrega simbólica, das árvores aos sapadores florestais, no Largo Padre José Bailão Pinheiro, junto à Igreja de São Pedro – Manteigas.

Quinze minutos depois, as brigadas de sapadores florestais participantes deslocam-se em coluna para o Covão d’Ametade. Após a distribuição das zonas de plantação pelas várias brigadas, pelas 10 horas terá lugar a partida a pé para a zona da Candeeira onde vai ser feita a plantação de bétulas (Bétula celtibérica) e tramazeiras (Sorbus aucupária). Serão também deslocadas algumas brigadas para a EN 339, para efectuar plantação, na encosta do Poio do Judeu.

Os trabalhos terminam depois de todas as árvores terem sido plantadas, o que se calcula poder acontecer por volta das 14 horas, refere a organização.

Depois disso, já em Manteigas, será inaugurada a exposição itinerante, destinada à comunidade escolar, com sessões às 15, 16 e 17 horas.

A mostra prossegue no dia 30 de Janeiro, com sessões às 9, 10, 11, 14, 15, 16 e 17 horas.

Reproduzido com a devida autorização

Incêndio Florestal Destruiu Pinhal e Mato em Pleno Inverno

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 25-01-2007"
SECÇÃO: Geral

Serra da Estrela

Um incêndio florestal registado no domingo, 21 de Janeiro, nas proximidades de Sameiro, freguesia do concelho de Manteigas, destruiu uma área de pinhal e mato do Parque Natural da Serra da Estrela. Segundo o Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) da Guarda, o fogo teve início pelas 11h 30m e entrou em fase de rescaldo cerca das 14 horas.

No local estiveram 36 voluntários e oito viaturas das corporações de Bombeiros de Manteigas, Guarda, Gonçalo e Gouveia, auxiliados por equipas de sapadores florestais, elementos do Instituto de Conservação da Natureza e dos serviços florestais.

O comandante interino dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, António José, disse na altura que se tratou de “uma situação anormal para a época”, uma vez que o incêndio foi registado em pleno Inverno. Adiantou que a origem do sinistro é desconhecida, colocando de parte a possibilidade de ter sido causado por uma queimada justificando que o mesmo eclodiu numa zona de pinhal, próximo da estrada que faz a ligação entre Valhelhas e Manteigas, na encosta que fica em frente do Skyparque.

Segundo o mesmo responsável, a GNR tomou conta da ocorrência e está a investigar a origem do fogo.

Os bombeiros tiveram dificuldades no combate às chamas devido “à falta de acessos e ao facto de ter deflagrado numa zona íngreme”, adiantou o comandante António José, acrescentando que o fogo destruiu “uma área considerável de pinhal e mato” que ainda não foi contabilizada.

Reproduzido com a devida autorização

Inês Monteiro Coordena Escola de Atletismo

Jornal «A GUARDA»"Jornal «A GUARDA» - Edição de 18-01-2007"
SECÇÃO: Actualidade

A funcionar por iniciativa da Câmara da Guarda desde 15 de Janeiro

Vitor Santos e Inês Monteiro durante a apresentação da Escola de Atletismo

Inês Monteiro, atleta internacional, é a coordenadora técnica da Escola de Atletismo da Câmara Municipal da Guarda, que está a funcionar desde a passada segunda-feira, 15 de Janeiro. Destinada às crianças com idades compreendidas entre seis e nove anos, alunos das escolas do 1º ciclo da cidade da Guarda, a Escola de Atletismo pretende criar nos mais novos gosto e apetência para a prática da modalidade.

Segundo Inês Monteiro será dada a possibilidade aos alunos do 1º ciclo, da cidade da Guarda de participarem nesta iniciativa, estando enquadrada no projecto de enriquecimento curricular, na Actividade Física e Desportiva. A atleta acredita que será possível formar e manter novos talentos na área do atletismo, na cidade da Guarda.

Na presentação do projecto, que teve lugar no dia 15 de Janeiro, nas instalações do Estádio Municipal, Vítor Santos, vereador da Câmara da Guarda, referiu que “a criação da Escola de Atletismo é mais um passo que estamos a dar na área do desporto”.

Se 2006 foi um ano dedicado ao trabalho interno de reestruturação e de reformulação de regulamentos, no ano em curso a grande aposta passará pela formação. No tocante à Escola de Atletismo, a autarquia pretende “tirar partido do carisma da atleta internacional, Inês Monteiro”.

Actualmente, a Escola de Atletismo está a funcionar no Estádio Municipal da Guarda, das 9.30 às 11.30 horas e das 14.00 às 18.00 horas.

Através de um sistema rotativo, as escolas deslocam-se ao Estádio Municipal para frequentarem a respectiva aula, sendo transportados num autocarro da autarquia. Cada escola fará, em média, quatro deslocações a este pólo desportivo, durante o ano lectivo. Na aquisição de equipamento para as aulas, a autarquia investiu três mil euros. Segundo Vítor Santos, numa fase posterior, as aulas passarão para o Complexo de Piscinas.

No mesmo local em que funciona a Escola de Atletismo, a Câmara da Guarda disponibilizou espaço para várias colectividades da cidade. Assim, o piso zero do Estádio Municipal vai funcionar como um espaço aberto em que nove associações dispõem de uma zona própria, apoiada por uma sala comum.

Recorde-se que a Câmara da Guarda tem em funcionamento, nas Piscinas Municipais, a Escola de Natação e a Escola de Judo e Karaté, movimentando por ano cerca de 30 mil crianças.
Reproduzido com a devida autorização

Federação de Bombeiros Prossegue com Acções de Sensibilização

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 25-01-2007"
SECÇÃO: Regional

Guarda

O Gabinete de Prevenção de Fogos Florestais da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG), continua a realizar acções de sensibilização no Distrito.

As acções prosseguem no dia 31 no Sabugal, às 18 horas, no Auditório Municipal, seguindo-se, no mês de Fevereiro os concelhos de Trancoso, dia 6, Seia, dia 7, Pinhel dia 13 e Vila Nova de Foz Côa, dia 15.

No âmbito do calendário definido, recentemente, realizou-se uma palestra na cidade da Mêda. Segundo o presidente da FBDG, Madeira Grilo, a iniciativa teve “boa participação dos responsáveis pela Protecção Civil”, realçando “a forma verdadeiramente exemplar como o senhor Presidente da Câmara, Dr. Mourato, recebeu os responsáveis pela actividade preventiva da Federação”.

“Além das palavras sentidas de gratidão à equipa que se deslocou à Mêda, o presidente apelou à quase totalidade dos presidentes de Junta do Concelho para que cada um deles fosse um «agente de prevenção» em contínua passagem do testemunho para as suas populações”, recorda o dirigente.

O corolário das várias acções terá lugar no dia 14 de Abril com a realização do “I Seminário Internacional de Prevenção de Fogos Florestais”.

“A data proposta pela Federação de Bombeiros e de harmonia com o Gabinete de Prevenção foi julgada conveniente não só pelo Governo Civil como pelo SNBPC e Liga dos Bombeiros Portugueses”, refere Madeira Grilo, salientando que já foram dados os primeiros passos para a sua realização.

Reproduzido com a devida autorização

I Seminário Internacional de Prevenção de Fogos Florestais

"Jornal «A GUARDA» - Edição de 18-01-2007"
SECÇÃO: Geral

Guarda

A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG), através do seu Gabinete de Prevenção de Fogos Florestais, vai organizar um seminário internacional de prevenção de fogos florestais, que terá lugar na cidade da Guarda, no dia 14 de Abril. O presidente da FBDG, Madeira Grilo, adiantou ao Jornal A Guarda que a data foi decidida na segunda-feira, 15 de Janeiro, numa reunião com a Governadora Civil, Maria do Carmo Borges, a quem a direcção da Federação apresentou o projecto.

“A senhora Governadora Civil mostrou interesse que o Governo Civil da Guarda também fosse promotor das jornadas que lhe fomos anunciar”, afirmou Madeira Grilo, acrescentando que a Chefe do Distrito se prontificou “a dar todo o apoio possível à iniciativa”.

Para o seminário que deverá ter lugar nas instalações do NERGA, serão convidados, entre outros, o Ministro e o Secretário de Estado da Administração Interna, o major Paixão (responsável pelos Grupos de Intervenção Permanente - GIP‘s da GNR), um representante do SNBPC – Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e os professores catedráticos José Pereira Coutinho e Luciano Lourenço.

O seminário será o corolário das acções de sensibilização realizadas nos últimos meses nos 14 concelhos do Distrito pelo Gabinete de Prevenção de Fogos Florestais, coordenado pelo major António Almeida, que também integra Paulo Albino e Rogério Castela. O gabinete já promoveu acções de sensibilização nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Gouveia.

Hoje, 18 de Janeiro estará na Mêda, dia 23 em Manteigas, dia 25 em Pinhel e dia 31 de Janeiro no Sabugal. As três últimas acções serão promovidas em Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa durante o mês de Abril.

Reproduzido com a devida autorização

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Animem-se........






tenham pena do lobo....






terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Blog em construção


Blog em Construção


Precisa-se de vários documentos e imagens para ajudar a realizar este blog sobre a localidade de Penalobo (Freguesia do Concelho de Sabugal). Assim como,também, para o Infinito e mais além.

Toda a ajuda é bem-vinda. Enviar para:
pena-lobo@hotmail.com (ou) penalobo@gmail.com


Obrigado.