sábado, 21 de abril de 2007

Actividades na Guarda, Celorico da Beira e Pinhel

freefever.com













"Jornal «A GUARDA» - Edição de 12-04-2007"
Jornal «A GUARDA»
SECÇÃO: Geral

A Guarda vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
freefever.com
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


Guarda, Celorico da Beira e Pinhel são as localidades do Distrito onde vão decorrer actividades para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora a 18 de Abril.


Na Guarda, o programa divide-se entre a Sé Catedral (visitas guiadas, oficina de música e Peddy Paper) e o Paço da Cultura (Visita à Exposição “A Arte que o Côa Guarda – Arte Rupestre e Arqueologia do Vale do Côa” e Oficina de Arqueologia). O Peddy Paper decorrerá entre a Sé Catedral e o Paço da Cultura, sendo os alunos acompanhados pela organização.

Para as 21.30 horas, está previsto um Concerto na Sé Catedral da Guarda, com a Orquestra de Música de Câmara da ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Estas iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal da Guarda, Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda e Direcção Regional de Castelo Branco do IPPAR.


Em Celorico da Beira, o programa começa às 9.30 horas com uma visita à Praça Sacadura Cabral, seguindo-se a visita à Igreja de Santa Maria (10.00 horas), ao Solar do Queijo (11.30 horas), à Torre do Relógio (12.00 horas), ao Castelo de Celorico da Beira (12.30 horas), à Exposição “25 Sítios Arqueológicos da Beira Interior” – Centro Cultural (14.30 horas). Às 15.00 horas terá lugar uma sessão explicativa de projectos e obras em curso “Estratégias de intervenção para o Centro Histórico. As actividades previstas são organizadas pela Câmara Municipal de Celorico da Beira e pelo IPPAR.


Em Pinhel, o programa começa às 9.00 horas, com a actividade “Entre Castelos – Caminho medieval de Castelo Rodrigo para Pinhel”. O percurso inclui a Ponte Medieval / Moderna do Rio Côa; caminho medieval; Ponte medieval / Moderna da Ribeira das Cabras, Castelo de Pinhel.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Pinhel e IPPPAR. Ainda na área de intervenção do IPPAR de Castelo Branco, estão programadas actividades para Belmonte. As actividades de Belmonte decorrerão apenas no dia 22 de Abril, pelo que, e segundo orientações dos Serviços Centrais, não estão incluídas no programa de divulgação nacional. Assim, entre as 9.00 e as 16.00 horas, terá lugar a “Caminhada pela História”, num percurso a pé que vai percorrer vários monumentos e sítios históricos de diferentes épocas cronológicas. No decorrer da caminhada será lançado o concurso “Olhares sobre o Património”. Será pedido a cada participante que tire fotografias, e a melhor será premiada e as restantes figurarão numa exposição organizada pela Câmara de Belmonte.

Serão percorridos os seguintes locais: Castelo de Belmonte; Igreja de S. Tiago; Judiaria de Belmonte; Convento de Nossa Senhora da Boa Esperança; Castro da Chandeirinha; Quinta da Fórnea; Casa dos Condes; Tulha dos Cabrais.
Reproduzido com a devida autorização

1 comentário:

Anónimo disse...

O programa é interessante, pena tenho de estar longe e não ter podido participar.
Gostei do blog.
Um abraço.

NAMASTÉ