domingo, 22 de abril de 2007

Vilas Novas Medievais Planeadas Vão Ser Estudadas e Promovidas

Jornal «A GUARDA» - Ampliar
"Jornal «A GUARDA» - Edição de 12-04-2007"
SECÇÃO: Geral

1ª Página
Projecto abrange cinco localidades do Distrito da Guarda
Jornal «A GUARDA» - 1ª PáginaJornal «A GUARDA»







O Sabugal faz parte do projecto da Universidade de Coimbra

Aguiar da Beira, Almeida, Castelo Rodrigo, Sabugal e Vila Nova de Foz Côa, são as cinco localidades do Distrito da Guarda abrangidas pelo projecto “Vilas Novas Medievais Planeadas”, que está a ser desenvolvido pelo IERU – Instituto de Estudos Regionais e Urbanos da Universidade de Coimbra, no âmbito de uma candidatura subsidiada pelo programa comunitário INTERREG IIIB SUDOE.

O projecto que envolve um total de cinquenta localidades de todo o País e deverá estar concluído em Junho, tem por objectivo “identificar e dar a conhecer o património das Vilas Novas Medievais Planeadas no espaço SUDOE”.

No caso português, segundo os promotores, “o estudo centra-se na descrição dos traçados urbanos em quadrícula aplicados quer na fundação de novas cidades, quer no processo de expansão das existentes”.

Acrescentam que “o período fulcral deste processo é o que decorre da segunda metade do século XIII ao final do primeiro quartel do século XIV, correspondendo aos reinados de D. Afonso III e de D. Dinis”. “Neste período – acrescentam -, foram fundadas algumas dezenas de vilas novas planeadas com características regulares, denunciando a sua intencionalidade e o poder centralizador que estava por detrás da sua função. Esta transformação urbana não pode ser dissociável dos processos de reconquista e repovoamento, bem como da necessidade de reorganizar politica e economicamente o Reino”.

As actividades a desenvolver pelos parceiros portugueses, franceses e espanhóis, no âmbito deste projecto, integram a elaboração de um inventário das Vilas Medievais Planeadas em Portugal, Espanha e Sudoeste da França respeitando os critérios comuns definidos para a sua identificação e selecção.

Será também feita a recolha de informação cartográfica, morfológica, arquitectónica e histórica referente a cada uma das Vilas Medievais Planeadas e a construção de uma Base de Dados a partir da informação recolhida por cada um dos parceiros.

A implementação de uma rede de contactos e de cooperação entre as Vilas Medievais Planeadas e a elaboração de um Livro Verde que defina e identifique as bases de uma abordagem metodológica comum e um Livro Branco que agregue os pontos comuns e as principais orientações e recomendações para uma gestão integrada do património e a promoção da identidade das Vilas Medievais Planeadas do SUDOE, são outros dos projectos.

Segundo um elemento conhecedor do processo, o projecto das “Vilas Novas Medievais Planeadas” encontra-se “no estado embrionário” e está a ser divulgado junto das respectivas Câmaras Municipais.
Reproduzido com a devida autorização

Sem comentários: