Investigadores Portugueses e Espanhóis Debatem Alterações Climáticas
"Jornal «A GUARDA» - Edição de 21-06-2007"
SECÇÃO: Geral
Congresso Ibérico da International
De 25 a 27 de Junho, vai decorrer no Auditório do Paço da Cultura da Guarda, o “I Congresso Ibérico da International Permafrost Association” (IPA). A iniciativa é uma organização conjunta do Centro de Estudos Ibéricos, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e “International Permafrost Association Portugal”.
Trata-se da primeira reunião ibérica da Associação Internacional do Permafrost, surgida na sequência da adesão de Portugal, como membro associado, ao IPA, em 2005, e na continuidade das reuniões bienais do grupo IPA-España, que contaram, quase sempre, com a presença de investigadores portugueses.
Subordinado ao tema “Ambientes periglaciários e variações climáticas: das montanhas às altas latitudes”, esta iniciativa reunirá, na Cidade mais alta de Portugal, os principais especialistas ibéricos em temáticas periglaciárias que apresentarão os resultados das mais recentes investigações e discutirão a participação ibérica em projectos internacionais para avaliar e perspectivar as alterações climáticas regionais e globais.
Enquadrado nas actividades ibéricas do Ano Polar Internacional 2007-08, o Congresso contará com a presença do Presidente da International Permafrost Association.
No dia 25 de Junho, pelas 21.30 horas, terá lugar, no Auditório da Câmara Municipal da Guarda, uma Sessão Pública sobre as mudanças climáticas e os ecossistemas da Antártida, com a projecção de dois documentários e debate moderado por dois cientistas portugueses.
No dia 27 de Junho terá lugar uma visita de estudo à Serra da Estrela, que dará a conhecer aos participantes as informações mais recentes acerca da morfogénese glaciária e periglaciária da mais alta Montanha de Portugal.
“Reproduzido com a devida autorização”------------------------------------------------//-------------------------------------------------
SECÇÃO: Cultura
“Um Cruzamento de Fronteiras” distinguido pela Academia Portuguesa de História
Prémio Calouste Gulbenkien para edição do Centro de Estudos Ibéricos
O livro “Um Cruzamento de Fronteiras: o discurso dos concelho da Guarda em Cortes”, da autoria de Maria Helena da Cruz Coelho e Luís Miguel Rêpas, foi distinguido pela Academia Portuguesa de História com o Prémio Calouste Gulbenkien – História Regional e Local.
Trata-se do nono volume da Colecção “Iberografias” (uma parceria do CEI e da Editora Campo das Letras) resultado de um projecto de investigação desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos Ibéricos intitulado “Os concelhos do distrito da Guarda nos Capítulos de Cortes” que visou o levantamento e a recolha dos capítulos especiais de Cortes solicitados pelos procuradores dos concelhos da região da Guarda, entre 1385 e 1490.
O livro foi lançado no dia 27 de Novembro de 2006, tendo a Autora proferido uma comunicação sobre o tema na Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade da Guarda. Maria Helena da Cruz Coelho é Professora Catedrática e especialista em História Medieval na Universidade de Coimbra, e Luís Miguel de Jesus Rêpas é Mestre e Investigador na mesma instituição.
Com esta obra os Autores pretenderam dar a conhecer melhor a Região e os problemas das suas gentes em tempos medievais, informação que nos chega até ao presente pelos agravos que os procuradores dos concelhos apresentavam nas Assembleias de Cortes, tendo como pano de fundo os ecos da complexa problemática fronteiriça. A variedade dos temas apresentados nas Cortes que figuram nesta obra constitui uma mais valia para o conhecimento e identificação das densas memórias do passado multissecular desta região raiana.
A Sessão de Entrega do Prémio terá lugar na Academia Portuguesa de História, em Lisboa, no próximo dia 11 de Julho, pelas 15.00 horas.
“Reproduzido com a devida autorização”
Sem comentários:
Enviar um comentário