Sociedade Filarmónica Bendadense
Mais um dia ao serviço da Cultura "Comemorações do Centenário do Hospital Sousa Martins- Guarda" 19-05-2007. Passados 100 anos, voltámos lá...
A Sociedade Filarmónica Bendadense foi fundada em 1870, por António Nunes da Fonseca Faria, primeiro professor primário da Bendada.
Inicialmente a Banda dava mais importância à música vocal.Só em 28 de Agosto de 1881 conseguiu o seu primeiro instrumental, convertendo-se num agrupamento exclusivamente constituído por instrumentos de sopro e de percussão.
Nos finais da década de 30 e até aos anos 50, a Banda é oferecida à Legião Portuguesa, sendo a primeira a integrá-la.
É a única Banda do concelho do Sabugal. Possui 32 elementos, na sua maioria muito jovens. O repertório é actual e bastante diversificado.
As suas actividades abrangem as religiosas (Missas e Procissões), as lúdicas (Concertos e intercâmbios) e as Cerimónias Oficiais (Recepção de Ministros, etc.).
Esta Sociedade Filarmónica actuou em França, na iniciativa intitulada "Le Mois du Portugal", em algumas localidades de Espanha e em diversos pontos do País.
Situa-se nas faldas de um elevado monte, parte de uma cadeia de serras que abrange aquela vasta planície.
O nome da freguesia revela-nos um pouco do seu passado, da antiguidade da sua estrutura habitacional e das arreigadas tradições senhoriais. Bendado era uma palavra muito usada desde a Idade Média, que em português antigo, significava nobre nascido de família honrada.
Bendada esteve incluída no concelho de Sortelha até 1855, data em que foi extinto. A freguesia de Bendada possui 1000 habitantes.
As principais actividades económicas são a agricultura, a pastorícia, a carpintaria, a mecânica, a serralharia civil, a construção civil, a serração de madeiras, os lagares de azeite e o comércio.
Link: www.sociedadefilarmonicabendadense.blogspot.com
“Reproduzido com a devida autorização”
Sem comentários:
Enviar um comentário